Dia 1 - A Serra do Caldeirão (35 km/ 22 mi, 710 m/ 2330 ft elevação)
Para este programa deixamo-lo programar a sua chegada a Faro a seu gosto. O ponto de encontro será junto à Marina de Faro bem cedo pela manhã (entre as 8 e as 9h00). Esteja preparado para pedalar uma vez que iremos diretamente, desde Faro para a pequena localidade de Barranco do Velho (a 40 minutos de carro), local onde iniciará, a pedalar, esta viagem.
Assim que inicia a pedalada irá deparar-se com com uma vista panorâmica de cortar a respiração!
Depois de pedalar por alguns quilómetros em sobe e desce, segue-se uma longa e vertiginosa decida que o leva até bem próximo de Salir.
Salir é uma aldeia típica do interior Algarvio pertencente ao concelho de Loulé. Em Salir existiu uma povoação rural islâmica, inicialmente uma alçaria não fortificada, com casas dispersas, em contacto directo com campos agrícolas e pequenas hortas e pomares. Da inicial defesa comunitária da povoação (castelo-celeiro, com abundância de silos) surgiu, no período almóada, uma fortificação de taipa, da qual restam apenas quatro torres e panos das muralhas incorporados em construções que lhes sobrepuseram.
Seguindo viagem por entre campos agrícolas e pequenos aglomerados populacionais, subimos depois pela encosta da zona protegida da Rocha da Pena até à localidade da Penina.
Descendo a colina encontrará primeiro a aldeia de Benafim e depois Alte, uma das aldeias tradicionais mais bem conservadas. A entrada em Alte é feita pela magnífica Fonte Grande. Aproveite para explorar a Aldeia e porque não aproveitar para recuperar energias no Bike Café Germano Bicirte.
Alojamento em Alte.
Dia 2 - Pelo Barrocal para Silves (50 km/ 27 mi, 760 m/2560 ft elevação)
Deixando a típica aldeia de Alte e já no barrocal Algarvio, começará por subir um pouco até à localidade de Santa Margarida para depois entrar num vale de enorme beleza que o levará à simpática vila de São Bartolomeu de Messines, já no concelho de Silves.
Deixando a vila seguirá para a barragem do Funcho. Após circundar a barragem num cenário magnífico irá chegar à famosa cidade de Silves, a primeira capital do Algarve e que ostenta um majestoso castelo medieval no seu topo.
Alojamento em Silves.
Dia 3 - A Serra de Silves e a Picota (45 km/28 mi, 1800 m/5905 ft elevação)
Apesar de não ser muito extenso, este é o dia mais exigente, ao ter de enfrentar a Serra de Silves. Passando a barragem de Odelouca, segue-se a subida mais dura desta etapa, a ascensão à Picota! Apesar da dificuldade, as deslumbrante paisagens panorâmicas sobre o Algarve e até sobre o Alentejo compensarão todo o esforço. A descida para Monchique é relativamente técnica e o trilho sinuoso.
Neste dia poderá no entanto, optar por uma etapa mais tranquila seguindo da barragem de Odelouca direto para as Caldas de Monchique, o que permitirá chegar mais cedo e, eventualmente, relaxar nas medicinais termas de Monchique.
Alojamento nas Caldas de Monchique.
Dia 4 - Pela Serra de Monchique, à Conquista da Fóia (73 km/45 mi , 1645 m/5413 ft elevação)
Este setor liga Monchique à Praia da Luz , no litoral, sendo o mais extenso com cerca de 73km e iniciando-se com uma longa e difícil subida ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, com mais de 900 mt de altitude. Segue-se depois uma longa descida por Marmelete que o levará até à barragem da Bravura, já no interior do concelho de Lagos. Até à Praia da Luz passará por localidades típicas do sudoeste algarvio como Bensafrim e Barão de São João.
Alojamento na Praia da Luz.
Dia 5 - A Costa Vicentina e o Oceano Atlântico (59,5 km/37 mi, 730 m/2395 ft elevação)
Neste último dia de atividade, vai ter a oportunidade de pedalar pelo litoral até chegar à pequena localidade do Burgau, passando por enromes falésias com vistas deslumbrantes sobre o oceano.
Neste dia destaca-se a paisagem característica desta zona do Algarve, mais selvagem, com grandes pinhais e matas.
A chegada ao Cabo de São Vicente, o extremo mais sudoeste da Europa, será sem duvida um momento marcante! Lá poderá visitar o farol e o forte que estão sobre uma falésia.
Alojamento em Sagres.
Dia 6 - Partida
Depois de tomar o pequeno-almoço, o serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.
Para partilhares uma experiência, efectua login
LOGIN