Alentejo Bike Tour


Código: ROADALENTEJOBIKETOUR
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Guided
  • Intermédio** (2/4)
  • Viagem
  • Ciclismo de estrada
  • 8 dias
  • aprox. 100 Km / 62,14 Milhas
  • Sim
desde
2.190,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

8 Dias
7 Noites
6 Etapas

Distância Total
715 km

Acumulado em subida
4,200m

Acumulado em descida
4,375 m

Destaques

  • - História, cultura e tradições milenares;
  • - Alojamento em castelos e quintas seculares;
  • - Évora: Património mundial da UNESCO;
  • - Estradas de tráfego muito reduzido por magníficas planícies e paisagens com vinhas, sobreiros e oliveiras;
  • - Atravessar o maior lago artificial da Europa;
  • - Gastronomia alentejana;

Descrição

 

Venha conhecer a história, a cultura e as tradições que esta região tão única e especial tem para oferecer. Considerada a melhor região vinícola do Mundo em 2014, o Alentejo é um destino pitoresco e charmoso, uma região que apaixona pela sua beleza ímpar, com as suas casas caiadas de branco, castelos medievais e vestígios de ocupação de outros povos e civilizações. Pedale pelas suas planícies solarengas e envolva-se no estilo de vida e nas tradições seculares alentejanas. Com início na cidade de Évora, património da UNESCO, esta rota desenrola-se por vilas históricas como Arraiolos, Évora Monte, Estremoz, Avis, Alter do Chão, Castelo de Vide, Marvão, Portalegre, Elvas, Vila Viçosa, Monsaraz, Mina de São Domingos, Mértola e Almodôvar, terminando nas areias douradas da Costa Vicentina e com o azul do Oceano de Atlântico como pano de fundo, em Vila Nova de Milfontes! Visite castelos, palácios e sinta o estilo de vida rural da população local. Pedale por estradas nacionais onde o tráfego é muito reduzido e por estradas locais características pelas suas retas infindáveis e por estradinhas estreitas por entre muros de pedra e herdades que lhes concede uma misticidade única e singular. Esta rota, pela sua baixa altimetria, é perfeita para ciclistas menos treinados ou fisicamente menos preparados. Atravesse ainda o maior lago artificial da Europa e visite herdades produtoras de vinho de renome, deliciando-se com os melhores produtos da região, como o azeite, queijos e enchidos!

O Alentejo é um destino de excelência, do melhor que Portugal tem para oferecer, onde o luxo se funde com a tradição e a história, sendo decididamente o melhor local para se comer e beber em Portugal. Pela noite ficará alojado em edifícios históricos que hoje estão convertidos em esplêndidas unidades hoteleiras.

 

Programa

Dia 1: Bem-Vindo a Portugal e a Évora, património da UNESCO
A Bikesul estará no aeroporto para o receber e o conduzir até Évora, a 1h hora de distância de Lisboa. Caso prefira, poderá encontrar-se conosco em Évora, no centro, junto ao templo de Diana.



Às 18:00h desfrute de um welcome drink e de um briefing geral seguido do ajuste da sua bicicleta (caso seja alugada à Bikesul). Refeições: Jantar
Alojamento em Évora.

Dia 2: Da época romana à era medieval (103 km/64 mi - 660 m/2165 ft elevação) - Nível 2 de 4
Partindo de Évora, passamos pela antiga aldeia de Valverde, seguindo para norte em ligeira subida, em direção a Arraiolos, vila dos famosos tapetes de arraiolos e com um castelo de planta circular. Depois, aproveite para desfrutar da tradicional paisagem alentejana composta por campos de oliveiras e sobreiros. Ao passar pelo Vimieiro é altura de enfrentar a subida que nos levará ao castelo de Évora Monte, outrora um local militar estratégico. Daqui, será possível avistar outro castelo, o de Estremoz, o próximo que iremos "conquistar". A parte final deste dia será algo desafiante com a ascensão à colina onde se encontra a vila de Estremoz.
Terminamos este dia por explorarmos o castelo de Estremoz e contemplarmos as magníficas vistas do castelo sobre a região, onde se destaca a sul a Serra de Ossa.
Alojamento em Estremoz.

 

Destino do dia: Estremoz
Refeições Incluídas: Almoço Piquenique, jantar incluído (sem bebidas).

Dia 3: O norte Alentejano e a conquista do Castelo de Marvão (104 km/64.5 mi - 1000 m/3280 ft elevação) - Nível 3 de 4
De Estremoz continuamos para Norte passando por Sousel, Fronteira e Alter do Chão, pequenas típicas vilas Alentejanas onde por entre o casario branco de coloridas faixas, se destacam imponentes moradias senhoriais do século XVIII, mostrando as riquezas agrícolas da região. A natureza circundante é generosa, possibilitando bonitas paisagens, como a Praia Fluvial da Ribeira Grande, que oferece variadas atividades desportivas e de lazer a todos os visitantes. Esta localidade bem Alentejana, tem no seu artesanato um grande motivo de orgulho, executando técnicas ancestrais, com trabalhos em cortiça, tecelagem e bordados, chifre, e a colorida pintura e decoração alentejana em madeira e cerâmica. Alter do Chão é muito conhecida pela sua Coudelaria, fundada em 1748 por D. João V, com vista à criação de cavalos de raça lusitana para a Picaria Real. Depois de passar pela vila do Crato o terreno começa a "empinar" e avistamos ao longe a Serra de São Mamede, seguindo-se a passagem por Castelo de Vide, uma vila do Alto Alentejo interior que se localiza estrategicamente no alto de um dos montes dos contrafortes da serra de São Mamede, vigiando uma via militar romana que ligava a grande cidade de Mérida à costa atlântica. Segue-se um momento que irá marcar a sua viagem, a passagem pela famosa "Alameda dos Freixos" que faz ligação à localidade de Portagem e que dá início à subida final que nos leva ao destino do dia, o Castelo de Marvão. Alojamento em Marvão.



Destino do dia: Castelo de Marvão
Refeições Incluídas: Almoço Piquenique, jantar incluído (sem bebidas).

Dia 4: Da Serra de São Mamede à capital do Mármore (120 km/75 mi - 900 m/2950 ft elevação) - Nível 3 de 4
Descendo a vila de Marvão começamos o dia por pedalarmos pela Raia Alentejana, através da Serra de São Mamede, passando pelas ruínas da antiga cidade romana de Ammaia, antes de chegarmos à cidade de Portalegre. Seguiremos depois rumo a sul até à pequena, mas bem preservada vila de Alegrete que ostenta um belo castelo no topo da colina. Continuando ainda em plena Serra, encontramos a vila de Arronches, que pela sua localização geográfica, foi um importante bastião de defesa na Idade Média, como se pode constatar pelo que ainda resta do Castelo, que chegou aos nossos dias apenas com os vestígios de uma das suas torres. A segunda metada do percurso será maioritariamente plana, passando por pequenas aldeias muito características como Santa Eulália, Barbacena, Vila Fernando e Terrugem, até entrarmos na região vinícula de Borba, para pouco depois chegarmos a Vila Viçosa, passando pelas suas enormes pedreiras de extração de mármore. A encantadora vila de Vila Viçosa é conhecida como a "Princesa do Alentejo", um verdadeiro museu ao ar livre!
Alojamento em Vila Viçosa.



Destino do dia: Vila Viçosa
Refeições Incluídas: Almoço Piquenique, jantar incluído (sem bebidas).

Dia 5: A cidade fortificada de Elvas e Juromenha, com Espanha à vista (110 km/70 mi - 700 m/2300 ft elevação) - Nível 2 de 4
De Vila Viçosa seguimos para Este em direção a Elvas, a maior cidade fortificada da Europa. Também apelidada de “Rainha da Fronteira”, é uma das pérolas escondidas na raia alentejana. Devido à sua posição estratégica junto à fronteira com Espanha, Elvas ficou marcada pela guerra. Essa história militar pode ser revisitada através de um passeio pelo riquíssimo património militar da cidade. As suas fortificações, em conjunto com os Fortes de Santa Luzia e de Nossa Senhora da Graça, são consideradas das maiores e mais bem conservadas fortificações abaluartadas do mundo. Seguindo para sul, iremos chegar ao rio Guadiana e à pequena localidade de Juromenha onde encontraremos uma fortaleza que durante a idade Média teve um papel estratégico preponderante. Aqui, poderá desfrutar das magníficas paisagens sobre o rio e Espanha. Descendo próximo à margem esquerda do Guadiana chegamos à grande Albufeira do Alqueva e avistamos ao longe, no cimo de uma colina, o imponente castelo de Monsaraz. Antes de enfrentar a desafiante subida ao castelo iremos ainda passar por pequenas aldeias de enorme interesse como Motrinos, Barrada e Aldeia do Outeiro. Nesta última, destacam-se o Menir da Bulhoa e o Convento da Orada onde se situa o famoso Cromeleque do Xarez.
Alojamento em Monsaraz.



Destino do dia: Castelo de Monsaraz
Refeições Incluídas: Almoço Piquenique, jantar incluído (sem bebidas).

Dia 6: O maior lago artificial da Europa e a mina de São Domingos (137 km/70 mi - 500 m/1640 ft elevação) - Nível 2 de 4
Um dia muito rolante em que a dificuldade estará na distância a percorrer. A primeira parte desta etapa será feita ao longo da barragem do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. A passagem por Moura marca a mudança de cenário passando a predominar pequenos montes e vales característicos do Parque Natural do Vale do Guadiana. O destino final deste dia será a vila de Mértola, sendo que pelo meio encontraremos ainda a localidade da mina de São Domingos, um local especial por toda a sua história e importância industrial e comercial que outrora já teve.
Alojamento em Mértola.



Destino do dia: Mértola
Refeições Incluídas: Almoço Piquenique, jantar incluído (sem bebidas).

Dia 7: Atravessar o Alentejo de Este a Oeste (130 km/81mi - 1400 m/4600 ft elevação) - Nível 3 de 4
Deixando para trás a histórica vila de Mértola, que noutros tempos foi um imponente ponto comercial do sul da Península Ibérica, seguimos para Almodôvar. A vila situa-se no Baixo Alentejo, entre a Serra do Caldeirão e a dourada planície alentejana, marcando a transição entre o Alentejo e o Algarve, possuindo características maioritariamente agrícolas e produzindo principalmente cortiça, mel, queijo de cabra e aguardente de medronho silvestre. Adicionalmente, Almodôvar é uma vila pacata, histórica e tradicional, o que é característico da maioria das vilas alentejanas. Prosseguindo viagem, cruzamos o concelho de Ourique e entramos no grande concelho de Odemira, onde o cenário começa a mudar drásticamente à medida que nos aproximamos da costa, rumo à localidade de Vila Nova de Milfontes. Chegar a Milfontes e à bela costa do Atlântico após esta longa viagem vai causar uma sensação única de conquista e satisfação. Se o clima estiver agradável, não deixe de visitar a Praia do Farol ou a Praia do Carreiro da Fazenda.
Alojamento em Vila Nova de Milfontes.



Destino do dia: Vila Nova de Milfontes
Refeições Incluídas: Almoço Piquenique, jantar incluído (sem bebidas).
 

Dia 8: Tempo de regressar a casa
Neste dia, dependendo da hora da partida da sua viagem de regresso, poderá passear pela vila de Vila Nova de Milfontes. Segue-se depois o Transfer para o Aeroporto de Faro ou Lisboa. 

Refeições Incluídas: Pequeno almoço

Rota


 

O que inclui?

- Alojamento de 7 noites em regime Meia Pensão;
- Transfer de e para o aeroporto;
- Transporte de bagagem entre hotéis;
- Briefing e guia de viagem;
- App da Bikesul com sistema de navegação ou GPS com percursos pré-descarregados;
- Bicicleta KTM Revelator Shimano 105 (Carbono);
- Bolsa de selim com uma câmara de ar extra e bomba de ar;
- Capacete;
- Oferta de Bidón de água Bikesul;
- Assistência em viagem;
- Nutrição e hidratação durante os percursos;
- Prova de vinhos da Herdade da Ervideira no Castelo de Monsaraz;
- Oferta de Jersey Bikesul;
- Seguro de acidentes pessoais;

Não Incluído:
- Voos;
- Refeições extra-hotel;
- Bebidas;
- Equipamentos Extra;
- Mini-bar e outros consumos não especificados no programa;
- Despesas pessoais;
- Seguro de Viagem: Recomendamos a contratação de um seguro para toda a viagem, tipo: https://www.worldnomads.com/pt/;

Extras:
- Upgrade de Bicicleta;
- Noites extra (mediante disponibilidade);
- Aluguer de câmera de filmar Garmin Virb para recordar os melhores momentos da sua viagem;

Outros descontos:

Acompanhantes não ciclistas - desconto de 25% sobre o valor da viagem;

Grupos privados superior a 8 pessoas - desconto de 5% sobre o valor da viagem.

Aluguer de Bicicleta

 
Neste Tour está incluído:
KTM Revelator 3500 Shimano 105 11s (Carbono)

Disponível para upgrade:
KTM Revelator 4000 Shimano Ultegra 11s (Carbono)


KTM Revelator Ultegra Di2 11s (Carbono)

SEGURO DE VIAGEM

Os nossos passeios incluem acidentes pessoais e seguro de responsabilidade apenas durante a viagem. Ninguém quer pensar em todas as coisas que podem não correr como esperado na sua viagem, mas essas coisas podem acontecer e acontecem. Recomendamos vivamente que contrate uma apólice de viagem que cubra atrasos de bagagem, repatriação médica, entre outros.

Recomendamos WorldNomads, cujas políticas são especialmente concebidas para férias de bicicleta. Poderá contratar a sua cobertura de seguro diretamente com esta companhia.

Observação: nossos passeios de bicicleta são uma "coisa viva", sendo influenciados por vários fatores, como condições climáticas, habilidades de condução de bicicleta em grupo e danos em trilhos, apenas para citar alguns. Os seus guias Bikesul são especialistas em guiar ciclistas e avaliarão continuamente esses fatores, fazendo ajustes no itinerário quando necessário para garantir que cada membro do grupo tenha a melhor experiência possível.

SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

A sua segurança e prazer neste evento ou atividade são de extrema importância para nós. Tomamos todas as precauções possíveis e razoáveis ​​para garantir que as rotas que escolhemos sejam seguras, agradáveis, desafiadoras, mas de acordo com a capacidade de cada participante. Todas as rotas são avaliadas cuidadosamente quanto à sua segurança e evitamos perigos e tráfego tanto quanto possível. Esperamos que todos os participantes compareçam às instruções diárias para se familiarizarem com a rota de cada dia.

TERMOS E CONDIÇÕES

Para consultar os nossos termos e condições clique aqui

Preços e Datas

Guiado - Mínimo 4 pessoas

Desde 2.190€ em alojamento de 3* e 4*
Desde 2.490€ em alojamento de 4* superior

* (preço por pessoa, excepto feriados e datas festivas. Alojamento em quarto duplo /  twin partilhado)

 
 
 

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!