MENU
0

Via Algarviana - Guiado


Código: via_algarviana_01
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Guided
  • Experiente*** (3/4)
  • Viagem
  • BTT ou E-MTB
  • 8 dias
  • aprox. 60 Km / 37,28 Milhas
  • Sim
desde
1.749,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

8 Dias
7 Noites
5 Etapas

Distância Total
350 km

Acumulado em subida
7.500 mt

Acumulado em descida
7.500 mt

Descrição

A Via Algarviana, com partida em Alcoutim e chegada ao cabo de São Vicente, é um percurso com mais de 300 quilómetros, que atravessa o Algarve rural e mergulha na natureza da região. O percurso atravessa 11 concelhos e 21 freguesias. Pensa-se que o caminho terá tido origem num antigo trilho religioso moçárabe, percorrido na idade média pelos peregrinos vindos do Alentejo e interior do Algarve, em direção ao promontório de Sagres, onde foram encontradas as relíquias de São Vicente.
Não é uma travessia fácil e exige preparação física pois no total são mais de 7000 metros de subida em apenas 6 dias.
Ao longo do percurso, vai poder apreciar a beleza da paisagem verde do interior do Algarve, composta por plantas, estevas, flores, àrvores e arbustos tais como o medronheiro, o sobreiro e a alfarrobeira.
Nas vilas e aldeias que a rota atravessa, populações simpáticas e acolhedoras mantêm vivas as tradições do meio serrano e transformam em iguarias aquilo que a terra lhes dá - aguardente de medronho, licores, mel, queijos ou enchidos são alguns dos produtos que pode provar.
O Algarve é muito mais do que apenas "Sol e Praia" e a Via Algarviana prova isso!

Destaques

- Travessia do Algarve pelo interior;
- Rota com uma história centenária;
- Povoações rurais típicas;
- Diversidade de trilhos e paisagens;
- Percursos exigentes e desafiantes;
- Extremo sudoeste da Europa: Cabo de São Vicente;
- Viagem em bicicleta eléctrica E-MTB.

Programa

Dia 1 - A Chegada ao Algarve e a Alcoutim
À chegada ao Aeroporto de Faro será recebido por um elemento da Bikesul que após uma breve introdução fará o transfer para a vila de Alcoutim, uma pequena vila do nordeste Algarvio localizada nas margens do Rio Guadiana que faz fronteira com Espanha. Outrora um ponto comercial importante quando o rio era utilizado como meio de transporte para a entrada e saída de bens e produtos, Alcoutim é hoje em dia uma pacata vila de interior com enorme riqueza histórica, cultural e natural. Se tiver algum tempo, recomendamos um passeio pelo castelo e pela zona junto ao rio.
Alojamento em Alcoutim.

Dia 2 - Do Guadiana pela Serra de Tavira (63 km/39 mi, 1570 m/5150 ft elevação)
A primeira etapa liga Alcoutim à pequena localidade de Vaqueiros. Este troço começa com uma primeira parte relativamente fácil mas que se tornará muito exigente, desenvolvendo-se, inicialmente, ao longo do Rio Guadiana, por um caminho plano, a baixa altitude, durante o qual se poderá apreciar a beleza do vale por onde passa este grande curso de água. A paisagem é também dominada especialmente por grandes campos de pomares de sequeiro (amendoeiras, figueiras, oliveiras). Após a passagem pela povoação de Cortes Pereiras segue-se para oeste entrando pela serra adentro. 
Alojamento em Vaqueiros.

Dia 3 - A exigente Serra do Caldeirão (62 km/38.5 mi, 1900 m/6233 ft elevação)
Neste dia irá pedalar em plena Serra do Caldeirão, caracterizado pelas suas subidas e descidas acentuadas, que fazem deste um dos dias mais exigentes em termos técnicos e físicos. 
Sempre em constante sobe e desce, com inclinações que superam os 15 e 20%, destaca-se a passagem pelas típicas povoações de Cachopo, Castelão, Parises e Barranco do Velho e as magníficas vistas panorâmicas ao longo do percurso. A sua condição física será posta à prova neste dia, mas a beleza natural da serra algarvia vai deixá-lo encantando!
Alojamento em Salir.

Dia 4 - Pelo Barrocal para Silves (60 km/37,3 mi, 1000 m/3280 ft elevação)
Deixando Salir e o seu pequeno castelo para trás, já no barrocal Algarvio, seguimos viagem num cenário distinto e menos exigente. Passando junto à Rocha da Pena pela localidade de Benafim, chegamos à típica aldeia de Alte que merece uma atenção especial pela sua beleza. Alte tem uma fonte natural, museus e até um bike café!
Prosseguindo viagem, segue-se a simpática vila de São Bartolomeu de Messines e logo depois a barragem do Funcho. Após circundar a barragem num cenário magnífico irá chegar à famosa cidade de Silves, a primeira capital do Algarve, que hoje ostenta um majestoso castelo medieval no seu topo.
Alojamento em Silves.

Dia 5 - A Serra de Silves e a Picota (45 km/28 mi, 1800 m/5905 ft elevação)
Apesar de não ser muito extenso, este é o dia mais exigente, ao ter de enfrentar a Serra de Silves. Passando a barragem de Odelouca, segue-se a subida mais dura desta etapa, a ascensão à Picota! Apesar da dificuldade, as deslumbrante paisagens panorâmicas sobre o Algarve e até sobre o Alentejo compensarão todo o esforço. A descida para Monchique é relativamente técnica e o trilho sinuoso.
Neste dia poderá no entanto, optar por uma etapa mais tranquila seguindo da barragem de Odelouca direto para as Caldas de Monchique, o que permitirá chegar mais cedo e, eventualmente, relaxar nas medicinais termas de Monchique.
Alojamento nas Caldas de Monchique.

Dia 6 - Pela Serra de Monchique, à Conquista da Fóia (73 km/45 mi , 1645 m/5413 ft elevação)
Este setor liga Monchique à Praia da Luz , no litoral, sendo o mais extenso com cerca de 73km e iniciando-se com uma longa e difícil subida ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, com mais de 900 mt de altitude. Segue-se depois uma longa descida por Marmelete que o levará até à barragem da Bravura, já no interior do concelho de Lagos. Até à Praia da Luz passará por localidades típicas do sudoeste algarvio como Bensafrim e Barão de São João.
Alojamento na Praia da Luz.

Dia 7 - A Costa Vicentina e o Oceano Atlântico (59,5 km/37 mi, 730 m/2395 ft elevação)
Neste último dia de atividade, vai ter a oportunidade de pedalar pelo litoral até chegar à pequena localidade do Burgau, passando por enromes falésias com vistas deslumbrantes sobre o oceano.
Neste dia destaca-se a paisagem característica desta zona do Algarve, mais selvagem, com grandes pinhais e matas.
A chegada ao Cabo de São Vicente, o extremo mais sudoeste da Europa, será sem duvida um momento marcante! Lá poderá visitar o farol e o forte que estão sobre uma falésia.
Alojamento em Sagres.

Dia 8  - Partida
Depois de tomar o pequeno-almoço, o serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.

Incluído

- 7 noites de alojamento em regime de Meia Pensão (bebidas não incluidas) em unidades de turismo rural caracterísitcas da região;
- Transfer do aeroporto de Faro até Alcoutim no dia de chegada;
- Guia experiente e viatura de apoio;
- Briefing e guia de viagem;
- Aluguer de Bicicleta E-Bike MTB KTM Macina Kapoho;
- Capacete, cadeado e bolsa de selim com câmara de ar e mini-bomba;
- Oferta de Jersey de ciclismo Bikesul;
- Transporte de bagagens entre hotéis;
- Picnic lunch box compost por sandes club (frango ou atum), água, sumo e uma peça de fruta ou doce;
- App Bikesul com sistema de navegação;
- Oferta de Bidón de água Bikesul;
- Kit de Nutrição e Hidratação;
- Transfer no último dia de Sagres para Faro (aeroporto ou estação CP);
- Seguro de acidentes pessoais;

Não Incluído:
- Voos;
- Refeições extra;
- Bebidas;
- Equipamentos Extra;
- Mini-bar e outros consumos não especificados no programa;
- Despesas Pessoais;
- Seguro de Viagem;

Extras:
- Bolsas laterais e de guiador;
- Noites extra (mediante disponibilidade);

Mapa do percurso

Bicicleta Incluída

Neste tour está incluído:

Bicicleta elétrica KTM Macina Team 293 

Tabela de Preços

Época baixa: NOV - MAR:
Época média: ABRIL - JUNHO E OUTUBRO:
Época alta: JULHO A SETEMBRO:

SEGURO DE VIAGEM

Os nossos passeios incluem acidentes pessoais e seguro de responsabilidade apenas durante a viagem. Ninguém quer pensar em todas as coisas que podem não correr como esperado na sua viagem, mas essas coisas podem acontecer e acontecem. Recomendamos vivamente que contrate uma apólice de viagem que cubra atrasos de bagagem, repatriação médica, entre outros.

Recomendamos WorldNomads, cujas políticas são especialmente concebidas para férias de bicicleta. Poderá contratar a sua cobertura de seguro diretamente com esta companhia.

Observação: nossos passeios de bicicleta são uma "coisa viva", sendo influenciados por vários fatores, como condições climáticas, habilidades de condução de bicicleta em grupo e danos em trilhos, apenas para citar alguns. Os seus guias Bikesul são especialistas em guiar ciclistas e avaliarão continuamente esses fatores, fazendo ajustes no itinerário quando necessário para garantir que cada membro do grupo tenha a melhor experiência possível.

SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

A sua segurança e prazer neste evento ou atividade são de extrema importância para nós. Tomamos todas as precauções possíveis e razoáveis ​​para garantir que as rotas que escolhemos sejam seguras, agradáveis, desafiadoras, mas de acordo com a capacidade de cada participante. Todas as rotas são avaliadas cuidadosamente quanto à sua segurança e evitamos perigos e tráfego tanto quanto possível. Esperamos que todos os participantes compareçam às instruções diárias para se familiarizarem com a rota de cada dia.

TERMOS E CONDIÇÕES

Para consultar os nossos termos e condições clique aqui

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!