MENU
0

Via Algarviana - Auto-Guiado


Código: algarviana-selfguided
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Self-Guided
  • Experiente*** (3/4)
  • Viagem
  • BTT ou E-MTB
  • 6 dias
  • aprox. 45 Km / 27,96 Milhas
  • Sim
desde
940,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

6 Dias
5 Noites
5 Etapas

Distância Total
250 km

Acumulado em subida
5.000 mt

Acumulado em descida
5.500 mt

Descrição

Neste programa propomos a Via Algarviana em formato ligeiramente mais reduzido, com partida em Barranco do Velho e chegada ao cabo de São Vicente, é um percurso com mais de 200 quilómetros, que atravessa grande parte do Algarve rural e mergulha na natureza da região. Pensa-se que o caminho terá tido origem num antigo trilho religioso moçárabe, percorrido na idade média pelos peregrinos vindos do Alentejo e interior do Algarve, sendo que esta não é uma travessia fácil e exige preparação física pois no total são mais de 4500 metros de subida em apenas 5 dias. Ao longo do percurso, vai poder apreciar a beleza da paisagem verde do interior do Algarve. Nas vilas e aldeias que a rota atravessa, populações simpáticas e acolhedoras mantêm vivas as tradições do meio serrano e transformam em iguarias aquilo que a terra lhes dá.
O Algarve é muito mais do que apenas "Sol e Praia" e a Via Algarviana prova isso!

Destaques

- Travessia do Algarve pelo interior;
- Rota com uma história centenária;
- Povoações rurais típicas;
- Diversidade de trilhos e paisagens;
- Percursos exigentes e desafiantes;
- Extremo sudoeste da Europa: Cabo de São Vicente;
- Viagem em bicicleta eléctrica E-MTB.

Mapa da Rota

Programa

Dia 1 - A Serra do Caldeirão (35 km/ 22 mi, 710 m/ 2330 ft elevação)
Para este programa deixamo-lo programar a sua chegada a Faro a seu gosto. O ponto de encontro será junto à Marina de Faro bem cedo pela manhã (entre as 8 e as 9h00). Esteja preparado para pedalar uma vez que iremos diretamente, desde Faro para a pequena localidade de Barranco do Velho (a 40 minutos de carro), local onde iniciará, a pedalar, esta viagem.
Assim que inicia a pedalada irá deparar-se com com uma vista panorâmica de cortar a respiração! 
Depois de pedalar por alguns quilómetros em sobe e desce, segue-se uma longa e vertiginosa decida que o leva até bem próximo de Salir.
Salir é uma aldeia típica do interior Algarvio pertencente ao concelho de Loulé. Em Salir existiu uma povoação rural islâmica, inicialmente uma alçaria não fortificada, com casas dispersas, em contacto directo com campos agrícolas e pequenas hortas e pomares. Da inicial defesa comunitária da povoação (castelo-celeiro, com abundância de silos) surgiu, no período almóada, uma fortificação de taipa, da qual restam apenas quatro torres e panos das muralhas incorporados em construções que lhes sobrepuseram.
Seguindo viagem por entre campos agrícolas e pequenos aglomerados populacionais, subimos depois pela encosta da zona protegida da Rocha da Pena até à localidade da Penina.
Descendo a colina encontrará  primeiro a aldeia de Benafim e depois Alte, uma das aldeias tradicionais mais bem conservadas. A entrada em Alte é feita pela magnífica Fonte Grande. Aproveite para explorar a Aldeia e porque não aproveitar para recuperar energias no Bike Café Germano Bicirte.
Alojamento em Alte.


Dia 2 - Pelo Barrocal para Silves (50 km/ 27 mi, 760 m/2560 ft elevação)
Deixando a típica aldeia de Alte e já no barrocal Algarvio, começará por subir um pouco até à localidade de Santa Margarida para depois entrar num vale de enorme beleza que o levará à simpática vila de São Bartolomeu de Messines, já no concelho de Silves.
Deixando a vila seguirá para a barragem do Funcho. Após circundar a barragem num cenário magnífico irá chegar à famosa cidade de Silves, a primeira capital do Algarve e que ostenta um majestoso castelo medieval no seu topo.
Alojamento em Silves.


Dia 3 - A Serra de Silves e a Picota (45 km/28 mi, 1800 m/5905 ft elevação)
Apesar de não ser muito extenso, este é o dia mais exigente, ao ter de enfrentar a Serra de Silves. Passando a barragem de Odelouca, segue-se a subida mais dura desta etapa, a ascensão à Picota! Apesar da dificuldade, as deslumbrante paisagens panorâmicas sobre o Algarve e até sobre o Alentejo compensarão todo o esforço. A descida para Monchique é relativamente técnica e o trilho sinuoso.
Neste dia poderá no entanto, optar por uma etapa mais tranquila seguindo da barragem de Odelouca direto para as Caldas de Monchique, o que permitirá chegar mais cedo e, eventualmente, relaxar nas medicinais termas de Monchique.
Alojamento nas Caldas de Monchique.


Dia 4 - Pela Serra de Monchique, à Conquista da Fóia (73 km/45 mi , 1645 m/5413 ft elevação)
Este setor liga Monchique à Praia da Luz , no litoral, sendo o mais extenso com cerca de 73km e iniciando-se com uma longa e difícil subida ao ponto mais alto do Algarve, a Fóia, com mais de 900 mt de altitude. Segue-se depois uma longa descida por Marmelete que o levará até à barragem da Bravura, já no interior do concelho de Lagos. Até à Praia da Luz passará por localidades típicas do sudoeste algarvio como Bensafrim e Barão de São João.
Alojamento na Praia da Luz.


Dia 7 - A Costa Vicentina e o Oceano Atlântico (59,5 km/37 mi, 730 m/2395 ft elevação)
Neste último dia de atividade, vai ter a oportunidade de pedalar pelo litoral até chegar à pequena localidade do Burgau, passando por enromes falésias com vistas deslumbrantes sobre o oceano.
Neste dia destaca-se a paisagem característica desta zona do Algarve, mais selvagem, com grandes pinhais e matas.
A chegada ao Cabo de São Vicente, o extremo mais sudoeste da Europa, será sem duvida um momento marcante! Lá poderá visitar o farol e o forte que estão sobre uma falésia.
Alojamento em Sagres.


Dia 8  - Partida
Depois de tomar o pequeno-almoço, o serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.

Incluído

- 5 noites de alojamento em regime de Alojamento e Pequeno-Almoço incuído, em unidades de turismo rural caracterísitcas da região;
- Transfer desde Faro até ao Barranco do Velho no primeiro dia;
- Briefing e guia de viagem;
- Aluguer de Bicicleta E-Bike MTB KTM Macina;
- Capacete, cadeado e bolsa de selim com câmara de ar e mini-bomba;
- Oferta de Jersey de ciclismo Bikesul;
- Transporte de bagagens entre hotéis;
- App Bikesul com sistema de navegação ou Aluguer de dispositivo Gps Garmin;
- Oferta de Bidón de água Bikesul;
- Kit de Nutrição e Hidratação;
- Transfer no último dia de Sagres para Faro (aeroporto ou estação CP);
- Seguro de acidentes pessoais;

Bicicleta Incluída

Neste tour está incluído:

Bicicleta elétrica KTM Macina Team 293 

SEGURO DE VIAGEM

Os nossos passeios incluem acidentes pessoais e seguro de responsabilidade apenas durante a viagem. Ninguém quer pensar em todas as coisas que podem não correr como esperado na sua viagem, mas essas coisas podem acontecer e acontecem. Recomendamos vivamente que contrate uma apólice de viagem que cubra atrasos de bagagem, repatriação médica, entre outros.

Recomendamos WorldNomads, cujas políticas são especialmente concebidas para férias de bicicleta. Poderá contratar a sua cobertura de seguro diretamente com esta companhia.

Observação: nossos passeios de bicicleta são uma "coisa viva", sendo influenciados por vários fatores, como condições climáticas, habilidades de condução de bicicleta em grupo e danos em trilhos, apenas para citar alguns. Os seus guias Bikesul são especialistas em guiar ciclistas e avaliarão continuamente esses fatores, fazendo ajustes no itinerário quando necessário para garantir que cada membro do grupo tenha a melhor experiência possível.

SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

A sua segurança e prazer neste evento ou atividade são de extrema importância para nós. Tomamos todas as precauções possíveis e razoáveis ​​para garantir que as rotas que escolhemos sejam seguras, agradáveis, desafiadoras, mas de acordo com a capacidade de cada participante. Todas as rotas são avaliadas cuidadosamente quanto à sua segurança e evitamos perigos e tráfego tanto quanto possível. Esperamos que todos os participantes compareçam às instruções diárias para se familiarizarem com a rota de cada dia.

TERMOS E CONDIÇÕES

Para consultar os nossos termos e condições clique aqui

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!