EV1 Rota da Costa Atlântica - De Faro a Lisboa de Bicicleta em Autonomia


Código: atlantic_coast_Faro2Lisbon
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Self-Guided
  • Fácil* (1/4)
  • Viagem
  • Touring ou E-Touring
  • 9 dias
  • aprox. 50 Km / 31,07 Milhas
  • Não
desde
950,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

9 Dias
8 Noites
8 Etapas

Distância Total
465 km

Total de Subida
6,000m

Total de Descida
6,000m

Descrição

Esta viagem percorre o litoral sul de Portugal. Saíndo de Faro pedale ao longo da costa sul do Algarve até ao extremo sudoeste da Europa, o Cabo de São Vicente, pelos trilhos da rota Eurovelo 1 e Ecovia do Litoral do Algarve. Pelo caminho encontrará locais de beleza inigualável como o Parque Natural da Ria Formosa,  a Marina de Vilamoura,  a Falésia de Vilamoura e Açoteias, Lagoa dos Salgados, Ria de Alvor, Lagos e Sagres. 

Seguindo para norte pela Costa Vicentina, deixando a região do Algarve e continuando pela Costa Alentejana por praias selvagens e pequenas localidades típicas como Zambujeira do Mar, Vila Nova de Milfontes, Porto Covo e Sines. Deixe-se encantar pela Península de Tróia para depois chegar a Setúbal. O troço final que leva a Lisboa exigirá um esforço final para ultrapassar a Serra da Arrábida, mas as vistas panorâmicas sobre a costa compensarão de todo o esforço.
A chegada a Lisboa pelo cacilheiro será sem dúvida um momento marcante nesta viagem inesquecível!

Destaques

- Rota Eurovelo 1 
- Ecovia do Litoral Algarvio;
- Rota Vicentina;
- Costa do Algarve, Costa Alentejana e Península de Setúbal;
- 119 praias a visitar;
- Costa Atlântica;
- 35 Monumentos ou Museus.

 

Programa

Dia 1 - Chegada ao Algarve
Ao chegar a Faro, um elemento do staff da Bikesul vai recebê-lo e dar-lhe as boas-vindas, fornecendo-lhe informações detalhadas sobre a região e sobre o Tour. De seguida, o transfer vai levá-lo diretamente até ao hotel, na cidade de Faro, a apenas 10 minutos do aeroporto.
Após o check-in aproveite para explorar a capital do Algarve.
Alojamento em Faro.

Dia 2 - Faro / Albufeira
Deixando a cidade de Faro, o início é facil e bastante agradável pela reserva natural da Ria Formosa, passando junto à ilha de Faro e depois pelo Ludo, Quinta do Lago e Vale do Lobo, zonas turísticas requintadas e muito bem cuidadas. Passará pelo famoso calçadão de Quarteira e depois pela luxousa Marina de Vilamoura.
As praias de areais extensos dão lugar às falésias escarpadas e a paisagem muda drasticamente, tornando-se também o terreno mais acidentado.
Chegará a Albufeira, o destino mais turístico do Algarve. Aproveite para explorar a baixa e zona antiga da cidade onde se destaca a Praia dos Pescadores.
Alojamento em Albufeira.

Dia 3 - Albufeira / Lagos
Deixando a cidade de Albufeira pela Marina, começe este dia por pedalar na zona nobre do concelho, pelas Praias de São Rafael, Galé e Salgados. Atravessar a Lagoa dos Salgados pelo passadiço será um dos momentos mais agradáveis neste dia. Neste local além de poder contemplar a vista sobre a Praia Grande, poderá observar a fauna e flora natural da Lagoa onde se poderão observar várias espécies raras de aves que variam dependendo da altura do ano.
Segue-se a passagem por Armação de Pêra para depois encontrar a Senhora da Rocha. Inflentido ligeiramente para o interior irá atrvessar a cidade de Lagoa para depois chegar a Ferragudo, uma antiga e pequena povoação piscatória na margem do rio Arade. Aproveite para almoçar e saborear o peixe fresco que os restaurantes compram todas as manhãs.
Atravessando o rio Arade chega à cidade de Portimão, a 2ª maior cidade do Algarve.
Do outro lado da cidade encontra-se a baía de Alvor, local que poderá contemplar antes de chegar a Lagos, cidade onde pernoitará neste dia. Em Lagos tudo parece convidar à praia e aos prazeres simples. Mas também há uma história de navegadores e piratas, resultado de uma cumplicidade com o mar que persiste nas traineiras coloridas que trazem o peixe para a lota, ou na Marina onde balouçam iates de todo o Mundo.
Alojamento em Lagos.

Dia 4 - Lagos / Sagres (57 kms / 35 mi) 
Não poderá sair de Lagos sem visitar a Ponta da Piedade, um dos locais mais belos do Algarve, é por aqui que começa este dia! 
Seguindo viagem irá depois encontrar pequenas aldeias turísticas junto à praia de enorme beleza, como a Praia da Luz, Burgau e Salema.
Neste momento já pedalará na Costa Vicentina, uma zona do Algarve muito menos povoada, mais selvagem e habitualmente ventosa. Passando por Vila do Bispo irá depois descer até ao destino deste dia, Sagres.
Em Sagres não deixe de visitar a fortaleza de Sagres e o porto de pesca.
Alojamento em Sagres.

Dia 5 - Sagres / Aljezur (60km / 37 mi)
De Sagres até ao extremo sudoeste da Europa, o Cabo de São Vicente, são apenas 6km. Recomendamos a visita ao farol e ao forte antes de continuar viagem  agora para norte.
Passará de novo em Vila do Bispo, continuando numa zona quase selvagem que leva até à Carrapateira, um lugar de uma beleza ímpar, com vários miradouros de onde poderá apreciar a imponência da Costa Vicentina. Passará pela Praia da Bordeira que possui um areal muito espaçoso que na maré baixa aumenta consideravelmente de tamanho, tornando-se um dos maiores do Algarve. Aqui desagua uma ribeira que por vezes forma uma lagoa, apreciada pelas crianças.
Uma longa e desafiante subida leva ao planalto que liga a Arrifana. Antes de chegar a Aljezur irá passar por uma das mais belas praias do Algarve, a Praia do Monte Clérigo. A entrada em Aljezur é feita pelo Castelo com uma vista panorâmica sobre a vila.

Dia 6 - Aljezur / Vila Nova de Milfontes (75km / 47 mi)
Deixando Aljezur irá acompanhar a ribeira de Aljezur em direção à costa e à Praia da Amoreira. Seguindo por terra segue-se uma subida gradual que leva ao planalto que liga à localidade do Rogil, famosa pelo cultivo da batata doce. Continuando em terreno maioritariamente plano por campos agrícolas, passará pela localidade de Maria Vinagre, seguindo depois para outra das mais famosas praias do Algarve, a praia de Odeceixe. O extenso areal e a ribeira de Seixe convidam a um mergulho em águas mais calmas.
Passando a ponte de Odeceixe entra em terras Alentejanas. Visitará à famosa localidade piscatória da Azenha do Mar, seguindo-se a Praia do Carvalhal, antes de chegar à famosa aldeia piscatória e turística da Zambujeira do Mar. 
Seguindo junto à costa, depois de passar pelo Porto das Barcas, o acesso ao Farol do Cabo Sardão é feito pelo mangífico trilho dos pescadores da Rota Vicentina.
Antes de chegar a Vila Nova de Milfontes irá passar pelas localidades de Arrifana e Longueira. 

Dia 7 - Vila Nova de Milfontes / Santo André (55km / 34 mi)
Neste dia irá começar por percorrer ao longo das dunas e praias a norte de Vila Nova de Milfontes, como a Praia do Malhão,a Praia dos Aivados e a Praia do Queimado, até que chegará à Praia da Ilha do Pessegueiro. O trilho que liga este ponto à vila de Porto Covo é apaixonante e inspiradora, como comprova por exemplo a música de Rui Veloso.  
Depois de explorar a vila continuára junto à costa,  passando pelo porto de Sines e por esta importante vila. Bem próximo do centro, a fortaleza, edificada na primeira metade do século XV, está numa falésia – zona ocupada por diferentes povos desde o Paleolítico – pois tinha pretensões militares de defesa. Tem uma bonita vista para a baía. O pai de Vasco da Gama, Estêvão da Gama, foi alcaide em Sines e, por essa razão, deduz-se que o navegador terá nascido neste local.
A ligação ao destino deste dia, Vila Nova de Santo André é feito por um trilho em zona de pinhal que por vezes se pode tornar mais exigente pelo terreno algo arenoso.

Dia 8 - Santo André / Setúbal (64km / 40mi)
Depois de atravessar Vila Nova de Santo André seguirá junto à Lagoa de Santo André até à Praia. Passará depois pela Praia de Melides para infletir para o interior em direção à aldeia de Melides. Seguem-se as longas retas da EN261 que levam a Pinheiro da Cruz e depois ao Carvalhal. Seguindo depois para Lagoa Travessa entrará pelos extensos campos de arrozal que levarão até à Comporta, local onde poderá visitar o Museu do Arroz. Já na Península de Tróia irá percorrer toda esta magnífica zona turística até à Costa da Galé onde apanhará o ferry que liga a Setúbal. Caso pretenda, sugerimos a visita às ruínas romanas de Troia e às Praias na Península com vistas deslumbrantes para a Arrábida e costa de Setúbal.

Dia 9 - Setúbal / Lisboa (75km / 47mi)
Um dia muito distinto dos anteriores. Comece por pedalar ao longo da costa em direção ao Portinho da Arrábida num trajeto apaixonante, passando pelas famosas praias da Comenda, Figueirinha, Galápos e Galapinhos.
Deixando a Praia do Portinho da Arrábida é momento de enfrentar a longa e exigente subida à Serra da Arrábida. Aprveite e desfrute das magníficas vistas sobre a costa e toda a região, que certamente ajudarão a atenuar a dificuldade da subida.
Em Casais da Serra irá deixar a estrada principal para entrar em terra batida, seguindo em direção a Sesimbra. O trajeto não chega a Sesimbra, seguindo em à Serra da Azóia. Continuando pela Costa da Caparica chegará depois à Trafaria, local onde o ferry fará a ligação a Belém, já em Lisboa!

Mapa da Rota

Incluído

Incluído:
  • Alojamento de 9 noites em regime APA (Meia Pensão disponível sob pedido);
  • Transfer de e para o aeroporto;
  • Briefing e guia de viagem;
  • App da Bikesul com sistema de navegação ou GPS com percursos pré-descarregados;
  • Bicicleta Kross Trans 7.0 equipada com luzes de sinalização;
  • 2 Bolsas laterais de 20L cada;
  • Bolsa de selim com uma câmara de ar extra e bomba de ar;
  • Capacete;
  • Oferta de Bidón de água Bikesul;
  • Assistência em viagem;
  • Seguro de acidentes pessoais;
Não-Incluído:
  • Voos;
  • Transporte de bagagem entre hotéis;
  • Refeições extra-hotel;
  • Bebidas;
  • Equipamentos Extra, não específicados como incluído;
  • Mini-bar e outros consumos não especificados no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de Viagem;

Extras:
  • Bolsa para guiador;
  • Upgrade para bicicleta elétrica;
  • Noites extra (mediante disponibilidade);

Aluguer de Bicicleta

Neste tour está incluído:

 Kross Trans 7.0



Disponível para Upgrade:

KTM Macina Sport E-Bike

SEGURO DE VIAGEM

Os nossos passeios incluem acidentes pessoais e seguro de responsabilidade apenas durante a viagem. Ninguém quer pensar em todas as coisas que podem não correr como esperado na sua viagem, mas essas coisas podem acontecer e acontecem. Recomendamos vivamente que contrate uma apólice de viagem que cubra atrasos de bagagem, repatriação médica, entre outros.

Recomendamos WorldNomads, cujas políticas são especialmente concebidas para férias de bicicleta. Poderá contratar a sua cobertura de seguro diretamente com esta companhia.

Observação: nossos passeios de bicicleta são uma "coisa viva", sendo influenciados por vários fatores, como condições climáticas, habilidades de condução de bicicleta em grupo e danos em trilhos, apenas para citar alguns. Os seus guias Bikesul são especialistas em guiar ciclistas e avaliarão continuamente esses fatores, fazendo ajustes no itinerário quando necessário para garantir que cada membro do grupo tenha a melhor experiência possível.

SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

A sua segurança e prazer neste evento ou atividade são de extrema importância para nós. Tomamos todas as precauções possíveis e razoáveis ​​para garantir que as rotas que escolhemos sejam seguras, agradáveis, desafiadoras, mas de acordo com a capacidade de cada participante. Todas as rotas são avaliadas cuidadosamente quanto à sua segurança e evitamos perigos e tráfego tanto quanto possível. Esperamos que todos os participantes compareçam às instruções diárias para se familiarizarem com a rota de cada dia.

TERMOS E CONDIÇÕES

Para consultar os nossos termos e condições clique aqui

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!