Ecovia do Litoral Algarvio - Eurovelo 1


Código: ecovia1
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Self-Guided
  • Fácil* (1/4)
  • Lazer linear
  • Touring ou E-Touring
  • 7 dias
  • aprox. 50 Km / 31,07 Milhas
  • Sim
desde
979,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

7 Dias
6 noites
5 Etapas

265 km
Distância

2,000m
De subidas

2,000m
De descidas

Descrição

A Ecovia do Litoral faz parte da rota Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica, que atravessa vários países europeus, desde a Noruega até Portugal, passando pelo Algarve e ligando Vila Real de Santo António (Este) ao Cabo de S. Vicente (Oeste), numa extensão de cerca de 250 km.
Nesta aventura, terá a oportunidade de conhecer paisagens fantásticas ao longo da costa, passando por praias, vilas, cidades e áreas naturais, como o Parque Natural da Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim.
O Algarve recebe todos os anos prémios internacionais que o destinguem como um dos melhores destinos de praia do mundo e ao percorrer a Ecovia vai passar mesmo ao lado de muitas delas. Além disso, vai passar por cidades históricas, com os seus castelos, igrejas e outros vestígios de civilações antigas que por aqui passaram.
Junte-se a nós e venha descobrir o Algarve!

Destaques

  • Cabo de São Vicente e o Farol;
  • Ponta da Piedade;
  • Pedalar junto a algumas das melhores praias e falésias do mundo;
  • Mercado Municipal de Olhão;
  • Parque Natural da Ria Formosa;
  • Salinas;
  • Dieta Mediterrânea;
  • Rio Gilão;

Programa

Dia 1 - Chegada ao Algarve
À chegada a Faro, um elemento do staff da Bikesul vai recebê-lo, dar-lhe as boas-vindas e detalhes sobre a região e o passeio.
De seguida, o transfer irá levá-lo ao hotel em Cabanas de Tavira.
Após o check-in, aproveite para explorar esta pequena mas muito acolhedora vila, muito popular durante o verão.
O seu hotel dispõe de uma ligação em barco privado gratuito para a praia localizada na outra margem da Ria Formosa.
Se tiver tempo esta será uma excelente oportunidade para relaxar numa das mais belas praias do Sotavento Algarvio.
Alojamento em Cabanas de Tavira.

Dia 2 - Cabanas de Tavira - Vila Real de Santo António Loop (56 kms/ 450m subida)
O primeiro dia será um loop circular, a forma perfeita para se habituar à bicicleta, ao clima, ao modo de vida e ritmo algarvios.
Saindo do Hotel vai pedalar pelo passeio marginal da Ria Formosa. Seguindo a rota será muito fácil, pois esta é a parte mais bem sinalizada da rota Eurovelo 1 em Portugal.
Poucos quilómetros à frente, encontra-se Cacela Velha, situada numa colina mesmo junto à Ria Formosa, onde a vista da igreja e do forte sobre o mar é muito especial.
Depois de passar pelas vilas de Manta Rota, Altura e Monte Gordo, destinos de verão populares devido à sua costa paradisíaca, chegará a Vila Real de Santo António.
Percorreu já metade da rota para este dia.
Vila Real de Santo António é a vila ocidental do Algarve localizada nas margens do rio Guadiana, fronteira natural entre Portugal e Espanha.
Depois de percorrer as ruas da cidade, seguirá para o interior por terras de Castro Marim, onde poderá avistar o sapal e o forte militar. Pedalando para oeste, vai enfrentar a única subida do dia que o levará ao famoso campo de golfe de Monte Rei.
Aprecie a vista sobre o sotavento algarvio a partir deste ponto. De seguida e antes de regressar ao hotel, passará pela pequena vila típica de Santa Rita.
Alojamento em Cabanas de Tavira.

Dia 3 - Cabanas de Tavira - Faro (51 kms/ 200m subida)
Neste segundo dia de passeio terá a Ria Formosa como companheira de viagem. Saindo de Cabanas de Tavira, passará por algumas salinas antes de chegar à histórica cidade de Tavira, uma das mais belas do Algarve.
A zona junto ao Rio Gilão é realmente encantadora e relaxante, onde se encontra a ponte romana e o jardim público. Muito perto também pode visitar a zona do antigo castelo no topo de uma pequena colina.
Seguindo em frente, o percurso é plano e agradável com o caminho muito bem sinalizado.
Cavalgando em direção a Olhão você passará por pequenas vilas de pescadores como; Santa Luzia, conhecida como a capital do polvo; e Fuseta, famosa pela exploração do sal e também pelo peixe fresco.
Continuando pela margem da Ria Formosa chega-se a Olhão, uma vila algarvia muito característica e intimamente ligada ao mar e aos pescadores. Por esta razão, o mercado municipal é, sem dúvida, um local a visitar.
Seguindo para o destino de hoje, a cidade de Faro, capital do Algarve, fica localizada a apenas 8 km de Olhão.
Chegando a Faro, aproveite para visitar a Baixa e a Cidade Velha, dentro das muralhas.
Alojamento em Faro.

Dia 4 - Faro - Armação de Pêra (67 km/ 480m subida)
Nesta etapa irá pedalar pela zona central do Algarve e notar uma mudança brusca de paisagem em que os extensos areais dão lugar a falésias.
Saindo de Faro terá a oportunidade de contornar o Aeroporto de Faro e ver de perto os aviões e a pista. De seguida aprecie os últimos momentos na Ria Formosa e continue até Quarteira, passando pela luxuosa zona da Quinta do Lago e Vale do Lobo.
Quarteira, outro destino de verão popular para os portugueses. No final do passeio tem o mercado local de peixe e fruta.
Depois, mesmo ao lado de Quarteira tem Vilamoura, famosa pela sua marina requintada e conhecida por ser uma zona muito movimentada à noite, devido aos bares e restaurantes localizados na zona, hotéis de 5 estrelas e campos de golfe.
Saindo de Vilamoura você vai pedalar pelos trilhos da praia da Falésia. A área é um pouco arenosa, mas as vistas deslumbrantes sobre a costa definitivamente valem o esforço.
Dos Olhos de Água à cidade de Albufeira o caminho é um pouco urbano pois Albufeira é a cidade mais turística do Algarve.
Com certeza a baixa de Albufeira e a zona da Praia dos Pescadores são as mais interessantes para visitar. A área aqui é um pouco montanhosa com colinas curtas, mas íngremes para ultrapassar.
A pedalar pela marina de Albufeira passará depois pelas praias dos Arrifes, Galé e Salgados. Nos Salgados o parque natural com o seu lago salgado oferece uma oportunidade única para os observadores de aves.
Um longo caminho arborizado ao longo da duna e da costa leva-o ao seu destino do dia, a vila de Armação de Pêra.
Alojamento em Armação de Pêra.

Dia 5 - Armação de Pêra - Lagos (61 km/ 500m subida)
Este dia começa com uma visita a outro dos locais mais famosos da região, a capela da Senhora da Rocha, situada numa falésia sobre mar.
Lugar perfeito para uma foto da viagem!
Pedalando para o interior passará pela cidade de Lagoa, terra do vinho.
Em seguida, um trilho rápido leva-o até Ferragudo, uma bela vila de pescadores numa pequena colina localizada na margem do Rio Arade com Portimão na outra margem.
A praça central é perfeita para tomar bebida ou refeição e em apenas 5 minutos a pé pelas ruas estreitas da vila chegará à igreja no topo da colina. As vistas sobre o rio e a cidade de Portimão são soberbas.
Continuando a sua viagem passará pela antiga ponte que o leva a Portimão. Seguindo pela ciclovia ao longo do rio Arade chegará à Praia da Rocha, um destino de verão muito famoso.
Percorrendo a costa chegará à Baía de Alvor. Aqui pode optar por pedalar pela Baía até à Meia Praia ou apanhar um barco até Lagos.
Alojamento na Meia Praia - Lagos.

Dia 6 - Lagos - Sagres (61 kms/ 820m subida)
Este último dia será especial, pela sua beleza. Saindo de Lagos, começa por visitar um dos pontos mais famosos do Algarve, muitas vezes visto nos postais sobre o Algarve, a Ponta da Piedade.
Prosseguindo, passará depois pelas aldeias da Aldeia da Luz e Burgau, pequenas aldeias muito procuradas pelas suas praias paradisíacas.
Depois, visita a Vila do Bispo, um local onde a natureza selvagem, aliada a um rico património cultural, permanece intacta.
A paisagem aqui muda drasticamente com o clima do Oceano Atlântico tendo muita influência. O caminho para o famoso Cabo de São Vicente localizado na ponta ocidental da Europa é principalmente em estradas de cascalho e você notará a tranquilidade do local.
Chegados ao Cabo de São Vicente, reserve algum tempo para explorar o edifício antigo e o farol antes de seguir até Sagres.
Sagres é uma vila situada no extremo sudoeste da costa algarvia. Se tiver tempo, aproveite para visitar a vila, a fortaleza e o porto de pesca.
Alojamento em Sagres.

Dia 7 - Viagem de regresso a casa
Chegamos ao fim da viagem.
O serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.

Mapa da Rota

Incluído

Incluído:
  • Alojamento de 6 noites em regime APA (Meia Pensão disponível sob pedido);
  • Transfer de e para o aeroporto;
  • Transporte de bagagem entre hotéis;
  • Briefing e guia de viagem;
  • App da Bikesul com sistema de navegação ou GPS com percursos pré-descarregados;
  • Bicicleta Kross Trans 7.0 equipada com luzes de sinalização;
  • Bolsa de selim com uma câmara de ar extra e bomba de ar;
  • Capacete;
  • Oferta de Bidón de água Bikesul;
  • Assistência em viagem;
  • Seguro de acidentes pessoais;
Não-Incluído:
  • Voos;
  • Refeições extra-hotel;
  • Bebidas;
  • Equipamentos Extra, não especificados como incluído;
  • Mini-bar e outros consumos não especificados no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de Viagem;

Extras:
  • Bolsas laterais e de guiador;
  • Upgrade para bicicleta elétrica;
  • Noites extra (mediante disponibilidade);

Aluguer de Bicicleta

Neste tour está incluído:

 KTM X-Life



Disponível para Upgrade:

KTM Macina Cross P510 E-Bike

SEGURO DE VIAGEM

Os nossos passeios incluem acidentes pessoais e seguro de responsabilidade apenas durante a viagem. Ninguém quer pensar em todas as coisas que podem não correr como esperado na sua viagem, mas essas coisas podem acontecer e acontecem. Recomendamos vivamente que contrate uma apólice de viagem que cubra atrasos de bagagem, repatriamento médico, entre outros.

Recomendamos WorldNomads, cujas políticas são especialmente concebidas para férias de bicicleta. Poderá contratar a sua cobertura de seguro diretamente com esta companhia.

Observação: nossos passeios de bicicleta são uma "coisa viva", sendo influenciados por vários fatores, como condições climáticas, habilidades de condução de bicicleta em grupo e danos em trilhos, apenas para citar alguns. Os seus guias Bikesul são especialistas em guiar ciclistas e avaliarão continuamente esses fatores, fazendo ajustes no itinerário quando necessário para garantir que cada membro do grupo tenha a melhor experiência possível.

SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

A sua segurança e prazer neste evento ou atividade são de extrema importância para nós. Tomamos todas as precauções possíveis e razoáveis ​​para garantir que as rotas que escolhemos sejam seguras, agradáveis, desafiadoras, mas de acordo com a capacidade de cada participante. Todas as rotas são avaliadas cuidadosamente quanto à sua segurança e evitamos perigos e tráfego tanto quanto possível. Esperamos que todos os participantes compareçam às instruções diárias para se familiarizarem com a rota de cada dia.

TERMOS E CONDIÇÕES

Para consultar os nossos termos e condições clique aqui

Preços e Datas

Auto-Guiado - Mínimo 2 pessoas

JAN a MAR + NOV e DEC*:  a partir de 979€
APR, MAY, OCT *: a partir de 1,094€
JUN e SEP*: a partir de 1,219€
* (preço por pessoa, excepto feriados e datas festivas. Alojamento em quarto duplo / twin partilhado)

 

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!