Ecovia do Litoral Algarvio - Eurovelo 1


Código: ecovia1
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Self-Guided
  • Fácil* (1/4)
  • Lazer linear
  • Touring ou E-Touring
  • 7 dias
  • aprox. 50 Km / 31,07 Milhas
  • Sim
desde
979,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

7 Dias
6 noites
5 Etapas

265 km
Distância

2,000m
De subidas

2,000m
De descidas

Descrição

A Ecovia do Litoral faz parte da rota Eurovelo 1 – Rota da Costa Atlântica, que atravessa vários países europeus, desde a Noruega até Portugal, passando pelo Algarve e ligando Vila Real de Santo António (Este) ao Cabo de S. Vicente (Oeste), numa extensão de cerca de 250 km.
Nesta aventura, terá a oportunidade de conhecer paisagens fantásticas ao longo da costa, passando por praias, vilas, cidades e áreas naturais, como o Parque Natural da Ria Formosa e a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim.
O Algarve recebe todos os anos prémios internacionais que o destinguem como um dos melhores destinos de praia do mundo e ao percorrer a Ecovia vai passar mesmo ao lado de muitas delas. Além disso, vai passar por cidades históricas, com os seus castelos, igrejas e outros vestígios de civilações antigas que por aqui passaram.
Junte-se a nós e venha descobrir o Algarve!

Destaques

  • Cabo de São Vicente e o Farol;
  • Ponta da Piedade;
  • Pedalar junto a algumas das melhores praias e falésias do mundo;
  • Mercado Municipal de Olhão;
  • Parque Natural da Ria Formosa;
  • Salinas;
  • Dieta Mediterrânea;
  • Rio Gilão;

Programa

Dia 1 - Chegada ao Algarve
À chegada a Faro, um elemento do staff da Bikesul vai recebê-lo, dar-lhe as boas-vindas e detalhes sobre a região e o passeio.
De seguida, o transfer irá levá-lo ao hotel em Cabanas de Tavira.
Após o check-in, aproveite para explorar esta pequena mas muito acolhedora vila, muito popular durante o verão.
Se tiver tempo, visite a praia do outro lado da margem, Ria Formosa,  esta será uma excelente oportunidade para relaxar numa das mais belas praias do Sotavento Algarvio.
Alojamento em Cabanas de Tavira.

Dia 2 - Cabanas de Tavira - Vila Real de Santo António Loop (56 kms/ 450m subida)
O primeiro dia será um loop circular, a forma perfeita para se habituar à bicicleta, ao clima, ao modo de vida e ritmo algarvios.
Saindo do Hotel vai pedalar pelo passeio marginal da Ria Formosa. Seguindo a rota será muito fácil, pois esta é a parte mais bem sinalizada da rota Eurovelo 1 em Portugal.
Poucos quilómetros à frente, encontra-se Cacela Velha, situada numa colina mesmo junto à Ria Formosa, onde a vista da igreja e do forte sobre o mar é muito especial.
Depois de passar pelas vilas de Manta Rota, Altura e Monte Gordo, destinos de verão populares devido à sua costa paradisíaca, chegará a Vila Real de Santo António.
Percorreu já metade da rota para este dia.
Vila Real de Santo António é a vila ocidental do Algarve localizada nas margens do rio Guadiana, fronteira natural entre Portugal e Espanha.
Depois de percorrer as ruas da cidade, seguirá para o interior por terras de Castro Marim, onde poderá avistar o sapal e o forte militar. Pedalando para oeste, vai enfrentar a única subida do dia que o levará ao famoso campo de golfe de Monte Rei.
Aprecie a vista sobre o sotavento algarvio a partir deste ponto. De seguida e antes de regressar ao hotel, passará pela pequena vila típica de Santa Rita.
Alojamento em Cabanas de Tavira.

Dia 3 - Cabanas de Tavira - Faro (51 kms/ 200m subida)
Neste segundo dia de passeio terá a Ria Formosa como companheira de viagem. Saindo de Cabanas de Tavira, passará por algumas salinas antes de chegar à histórica cidade de Tavira, uma das mais belas do Algarve.
A zona junto ao Rio Gilão é realmente encantadora e relaxante, onde se encontra a ponte romana e o jardim público. Muito perto também pode visitar a zona do antigo castelo no topo de uma pequena colina.
Seguindo em frente, o percurso é plano e agradável com o caminho muito bem sinalizado.
Cavalgando em direção a Olhão você passará por pequenas vilas de pescadores como; Santa Luzia, conhecida como a capital do polvo; e Fuseta, famosa pela exploração do sal e também pelo peixe fresco.
Continuando pela margem da Ria Formosa chega-se a Olhão, uma vila algarvia muito característica e intimamente ligada ao mar e aos pescadores. Por esta razão, o mercado municipal é, sem dúvida, um local a visitar.
Seguindo para o destino de hoje, a cidade de Faro, capital do Algarve, fica localizada a apenas 8 km de Olhão.
Chegando a Faro, aproveite para visitar a Baixa e a Cidade Velha, dentro das muralhas.
Alojamento em Faro.

Dia 4 - Faro - Armação de Pêra (67 km/ 480m subida)
Nesta etapa irá pedalar pela zona central do Algarve e notar uma mudança brusca de paisagem em que os extensos areais dão lugar a falésias.
Saindo de Faro terá a oportunidade de contornar o Aeroporto de Faro e ver de perto os aviões e a pista. De seguida aprecie os últimos momentos na Ria Formosa e continue até Quarteira, passando pela luxuosa zona da Quinta do Lago e Vale do Lobo.
Quarteira, outro destino de verão popular para os portugueses. No final do passeio tem o mercado local de peixe e fruta.
Depois, mesmo ao lado de Quarteira tem Vilamoura, famosa pela sua marina requintada e conhecida por ser uma zona muito movimentada à noite, devido aos bares e restaurantes localizados na zona, hotéis de 5 estrelas e campos de golfe.
Saindo de Vilamoura você vai pedalar pelos trilhos da praia da Falésia. A área é um pouco arenosa, mas as vistas deslumbrantes sobre a costa definitivamente valem o esforço.
Dos Olhos de Água à cidade de Albufeira o caminho é um pouco urbano pois Albufeira é a cidade mais turística do Algarve.
Com certeza a baixa de Albufeira e a zona da Praia dos Pescadores são as mais interessantes para visitar. A área aqui é um pouco montanhosa com colinas curtas, mas íngremes para ultrapassar.
A pedalar pela marina de Albufeira passará depois pelas praias dos Arrifes, Galé e Salgados. Nos Salgados o parque natural com o seu lago salgado oferece uma oportunidade única para os observadores de aves.
Um longo caminho arborizado ao longo da duna e da costa leva-o ao seu destino do dia, a vila de Armação de Pêra.
Alojamento em Armação de Pêra.

Dia 5 - Armação de Pêra - Lagos (61 km/ 500m subida)
Este dia começa com uma visita a outro dos locais mais famosos da região, a capela da Senhora da Rocha, situada numa falésia sobre mar.
Lugar perfeito para uma foto da viagem!
Pedalando para o interior passará pela cidade de Lagoa, terra do vinho.
Em seguida, um trilho rápido leva-o até Ferragudo, uma bela vila de pescadores numa pequena colina localizada na margem do Rio Arade com Portimão na outra margem.
A praça central é perfeita para tomar bebida ou refeição e em apenas 5 minutos a pé pelas ruas estreitas da vila chegará à igreja no topo da colina. As vistas sobre o rio e a cidade de Portimão são soberbas.
Continuando a sua viagem passará pela antiga ponte que o leva a Portimão. Seguindo pela ciclovia ao longo do rio Arade chegará à Praia da Rocha, um destino de verão muito famoso.
Percorrendo a costa chegará à Baía de Alvor. Aqui pode optar por pedalar pela Baía até à Meia Praia ou apanhar um barco até Lagos.
Alojamento na Meia Praia - Lagos.

Dia 6 - Lagos - Sagres (61 kms/ 820m subida)
Este último dia será especial, pela sua beleza. Saindo de Lagos, começa por visitar um dos pontos mais famosos do Algarve, muitas vezes visto nos postais sobre o Algarve, a Ponta da Piedade.
Prosseguindo, passará depois pelas aldeias da Aldeia da Luz e Burgau, pequenas aldeias muito procuradas pelas suas praias paradisíacas.
Depois, visita a Vila do Bispo, um local onde a natureza selvagem, aliada a um rico património cultural, permanece intacta.
A paisagem aqui muda drasticamente com o clima do Oceano Atlântico tendo muita influência. O caminho para o famoso Cabo de São Vicente localizado na ponta ocidental da Europa é principalmente em estradas de cascalho e você notará a tranquilidade do local.
Chegados ao Cabo de São Vicente, reserve algum tempo para explorar o edifício antigo e o farol antes de seguir até Sagres.
Sagres é uma vila situada no extremo sudoeste da costa algarvia. Se tiver tempo, aproveite para visitar a vila, a fortaleza e o porto de pesca.
Alojamento em Sagres.

Dia 7 - Viagem de regresso a casa
Chegamos ao fim da viagem.
O serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.

Mapa da Rota

Incluído

Incluído:
  • Alojamento de 6 noites em regime APA (Meia Pensão disponível sob pedido);
  • Transfer de e para o aeroporto;
  • Transporte de bagagem entre hotéis;
  • Briefing e guia de viagem;
  • App da Bikesul com sistema de navegação ou GPS com percursos pré-descarregados;
  • Bicicleta Kross Trans 7.0 equipada com luzes de sinalização;
  • Bolsa de selim com uma câmara de ar extra e bomba de ar;
  • Capacete;
  • Oferta de Bidón de água Bikesul;
  • Assistência em viagem;
  • Seguro de acidentes pessoais;
Não-Incluído:
  • Voos;
  • Refeições extra-hotel;
  • Bebidas;
  • Equipamentos Extra, não especificados como incluído;
  • Mini-bar e outros consumos não especificados no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de Viagem;

Extras:
  • Bolsas laterais e de guiador;
  • Upgrade para bicicleta elétrica;
  • Noites extra (mediante disponibilidade);

Aluguer de Bicicleta

Neste tour está incluído:

 KTM X-Life



Disponível para Upgrade:

KTM Macina Cross P510 E-Bike

SEGURO DE VIAGEM

Os nossos passeios incluem acidentes pessoais e seguro de responsabilidade apenas durante a viagem. Ninguém quer pensar em todas as coisas que podem não correr como esperado na sua viagem, mas essas coisas podem acontecer e acontecem. Recomendamos vivamente que contrate uma apólice de viagem que cubra atrasos de bagagem, repatriamento médico, entre outros.

Recomendamos WorldNomads, cujas políticas são especialmente concebidas para férias de bicicleta. Poderá contratar a sua cobertura de seguro diretamente com esta companhia.

Observação: nossos passeios de bicicleta são uma "coisa viva", sendo influenciados por vários fatores, como condições climáticas, habilidades de condução de bicicleta em grupo e danos em trilhos, apenas para citar alguns. Os seus guias Bikesul são especialistas em guiar ciclistas e avaliarão continuamente esses fatores, fazendo ajustes no itinerário quando necessário para garantir que cada membro do grupo tenha a melhor experiência possível.

SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE

A sua segurança e prazer neste evento ou atividade são de extrema importância para nós. Tomamos todas as precauções possíveis e razoáveis ​​para garantir que as rotas que escolhemos sejam seguras, agradáveis, desafiadoras, mas de acordo com a capacidade de cada participante. Todas as rotas são avaliadas cuidadosamente quanto à sua segurança e evitamos perigos e tráfego tanto quanto possível. Esperamos que todos os participantes compareçam às instruções diárias para se familiarizarem com a rota de cada dia.

TERMOS E CONDIÇÕES

Para consultar os nossos termos e condições clique aqui

Preços e Datas

Auto-Guiado - Mínimo 2 pessoas

JAN a MAR + NOV e DEC*:  a partir de 979€
APR, MAY, OCT *: a partir de 1,094€
JUN e SEP*: a partir de 1,219€
* (preço por pessoa, excepto feriados e datas festivas. Alojamento em quarto duplo / twin partilhado)

 

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!