MENU
0

Rota do Barrocal


Código: barrocal_route
Partilha a tua experiência
0.0 de 5 (0) Sê o primeiro!


  • Guided or Self-Guided
  • Fácil* (1/4)
  • Lazer linear
  • Touring ou E-Touring
  • 7 dias
  • aprox. 55 Km / 34,18 Milhas
  • Sim
790,00
EUR
Reservar Tour

Reservar Tour

Fazer reserva

7 Dias
6 Noites
5 Etapas

Distância Total
265 km

Acumulado em subidas
2,935m

Acumulado em descidas
2,915m

Descrição

Embarque numa viagem que o levará a descobrir a zona do Barrocal Algarvio, situado entre o litoral e a serra. Esta é uma zona formada por elevações calcárias, chamadas de barrancos, revestidas de vegetação rasteira, como arbustos e murtas. Nas terras mais argilosas e férteis do barrocal surgem os pomares mistos de sequeiro, compostos por alfarrobeiras, figueiras, amendoeiras e oliveiras.
Entre montes, vales e cursos de água, surgem pequenas localidades, aldeias e vilas com muita história e hábitos e costumes cujas populações, orgulhosamente, fazem questão de preservar. Pela sua geografia, com uma altitude média entre 100 e 300 m, viajar de bicicleta pelo típico barrocal é uma das melhores formas de explorar esta área da região do Algarve.
Desfrute das tradições, da cultura e da beleza natural, que só o interior do Algarve lhe pode propocionar!

Destaques

- O típico barrocal Algarvio;
- Atravessar o Algarve desde a fronteira com Espanha, até à costa vicentina e o Oceâno Atlântico;
- Aldeias tradicionais;
- Contacto próximo com a população local;
- Turismo rural;
- Natureza;
- Rota acessível a toda a família.

Programa

Dia 1 - Chegada ao Algarve
Ao chegar a Faro, um elemento do staff da Bikesul vai recebê-lo e dar-lhe as boas-vindas, fornecendo-lhe informações detalhadas sobre a região e sobre o Tour. De seguida, o transfer vai levá-lo diretamente até ao hotel, em Vila Real de Santo António, uma pequena cidade nas margens do Guadiana que faz fronteira com Espanha. 
Após o check-in aproveite para explorar a cidade, reconstruída ao estilo pombalino após o grande terramoto de 1755, ou até mesmo para visitar a localidade espanhola de Ayamonte através de ferry (custo do bilhete não incluído).
Alojamento em Vila Real de Santo António.

Dia 2 - Vila Real de Santo António - Marco (50 kms / 31 mi - Elevação total 540 m) 
Este é o primeiro dia a pedalar, que começa perto do seu hotel, no porto de recreio de Vila Real de Santo António, local de onde começam 3 grandes rotas, nomeadamente a Ecovia ou Eurovelo 1, a GR-15 que segue junto ao rio Guadiana até Mértola e a nova rota do Barrocal, específica para bicicletas touring.
Com um início plano irá passar pela histórica vila de Castro Marim para depois rumar a oeste. Depois de subir as primeiras colinas desta viagem aproveite para contemplar as magníficas vistas panorâmicas sobre o sotavento algarvio. 
Passará pela pequena localidade de Santa Rita antes de chegar à cidade de Tavira. Aproveite para relaxar e recuperar energias na Praça da República, no centro da cidade. Antes de seguir viagem não deixe de explorar o centro histórico daquela que é uma das mais típicas cidades do Algarve. O troço que liga Tavira à localidade de Marco revela locais de enorme beleza como o Pego do Inferno, a mais espectacular queda de água natural do Algarve.
Alojamento no lugar de Marco, freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

Dia 3 - Marco - Alte (52 kms / 33.5 mi - Elevação total 750 m)
Neste dia irá pedalar pela zona central da região do Algarve com diversos ponto de interesse. Depois de passar por Santa Catarina da Fonte do Bispo, onde poderá visitar a cooperativa tradicional ou o lagar de azeite, irá subir para a vila de São Brás de Alportel que tão mantém os seus traços e tradições. Seguindo pelo vale do Alportel irá entrar naquele que é o maior concelho do Algarve, o concelho de Loulé. A Fonte Filipe marca o início do troço da ribeira de Algibre, de uma beleza natural ímpar. Pouco depois irá deparar-se com a curta mas exigente subida para Querença, que valerá bem o esforço pela beleza desta pequena aldeia. Passará depois pela zona protegida da Fonte Benémola, antes de subir para a magnífica aldeia de Alte.
Alojamento em Alte.

Dia 4 - Alte - Silves (44 kms / 27.5 mi - Elevação total 350 m)
Depois de explorar a simpática e interessante aldeia de Alte siga viagem numa etapa bem menos exigente. A etapa marca-se pelos grandes pomares de citrinos e árvores de sequeiro, atravessando típicas localidades como Paderne, Tunes e Fonte Louseiros. A chegada à cidade de Silves, primeira capital do Algarve, marca-se pela vista panorâmica sobre a cidade com o seu majestoso castelo no topo.
Alojamento em Silves.

Dia 5 - Silves - Pedralva (66 kms / 41 mi - Elevação total 670 m)
A etapa mais longa desta viagem liga o Algarve central ao barlavento algarvio. A paisagem torna-se mais selvagem, os terrenos menos cultivados e a densidade populacional é menor. Neste dia destacam-se localidades como Barão de São João, Barão de S.Miguel e Budens. Neste dia irá pernoitar na aldeia da Pedralva, que foi recuperada para alojamento em turismo rural mantendo os seus traços originais.
Alojamento na Aldeia da Pedralva.

Dia 6 - Pedralva - Aljezur (54 kms / 29 mi - Elevação total 600 m)
Este último dia será especial, pela beleza selavagem da costa vicentina. Deixando para trás a aldeia da Pedralva irá pedalar junto à ribeira da Carrapateira que leva até a esta localidade e à apaixonante e famosa praia da Bordeira. Se o dia o permitir aproveite para mergulhar nesta praia paradísica do oceano Atlântico antes de prosseguir. Segue-se a passagem pela pequena aldeia da Bordeira para depois enfrentar a maior dificuldade do dia já na serra de Espinhaço de Cão. 
Os quilómetros finais vão levá-lo pela Arrifana e Vale da Telha passando por outro local que ficará na memória, a Praia do Monte Clérigo. 
Antes ainda de terminar a viagem poderá visitar o castelo de Aljezur e apreciar as vistas panorâmicas sobre a vila e toda a zona envolvente!
Alojamento em Aljezur.

Dia 7 - Viagem de regresso a casa
Chegamos ao fim da viagem.
O serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.

Incluído

Incluído:
  • Alojamento de 6 noites em regime APA (Meia Pensão disponível sob pedido);
  • Transfer de e para o aeroporto;
  • Transporte de bagagem entre hotéis;
  • Briefing e guia de viagem;
  • App da Bikesul com sistema de navegação ou GPS com percursos pré-descarregados;
  • Bicicleta Kross Trans 7.0 equipada com luzes de sinalização;
  • Bolsa de selim com uma câmara de ar extra e bomba de ar;
  • Capacete;
  • Oferta de Bidón de água Bikesul;
  • Assistência em viagem;
  • Oferta de Jersey Bikesul;
  • Seguro de acidentes pessoais;
Não-Incluído:
  • Voos;
  • Refeições extra-hotel;
  • Bebidas;
  • Equipamentos Extra, não específicados como incluído;
  • Mini-bar e outros consumos não especificados no programa;
  • Despesas pessoais;
  • Seguro de Viagem;

Extras:
  • Bolsas laterais e de guiador;
  • Upgrade para bicicleta elétrica;
  • Noites extra (mediante disponibilidade);

Mapa da Rota

Aluguer de Bicicleta

Neste tour está incluído:

 Kross Trans 7.0



Disponível para Upgrade:

KTM Macina Sport E-Bike

Reviews

Experiências Partilhadas

Ainda não existe comentários sobre esta experiência. Sê o primeiro!