Dia 1: Bem-vindo a Portugal e ao Algarve (22 km/13 milhas, 199 m/652 ft elevação)
Ao chegar ao aeroporto de Faro, um funcionário da Bikesul irá recebê-lo calorosamente e conduzi-lo até à histórica vila de Estoi, onde ficará alojado na primeira noite.
A “Pousada de Faro” é um palácio rococó construído em 1840, que ainda conta com elementos originais que o farão sentir tal e qual um rei.
Aqui, começaremos a nossa aventura nesta pitoresca aldeia que preserva muitos vestígios da ocupação romana e mourisca. Se chegar com tempo, depois de almoço iremos preparar a sua bicicleta e equipamentos e fazer um pequeno passeio de adaptação até à vila de São Brás de Alportel. De seguida, voltamos ao hotel para descansar e desfrutar do spa e piscina.
Alojamento em Estoi, Faro.
Dia 2: Tavira e Monte Gordo (75 km/47 mi, 950 m/3116 ft elevação)
Está pronto para o primeiro dia de ciclismo “a sério”? O passeio de hoje é em “sobe e desce” por belos vales até chegar à carismática cidade de Tavira. Aproveite para relaxar na companhia do rio Gilão e tirar algumas fotografias na ponte romana, localizada no centro da cidade.
Depois suba em direção ao interior onde poderá desfrutar da vista panorâmica sobre a costa e a Ria Formosa. Antes de chegar a Vila Real de Santo António passará pela vila medieval de Castro Marim, com um forte que protegia a fronteira de Portugal com Espanha.
O passeio neste dia termina na cidade de Monte Gordo, junto a uma das melhores praias do Algarve, que durante os meses de verão se torna muito agitada devido à quantidade de turistas que a procuram.
Alojamento em Monte Gordo.
Dia 3: Rio Guadiana / Alcoutim (83 km/52 mi, 1388 m/4553 ft elevação)
Rumo a norte, é tempo de pedalar ao longo do rio Guadiana por excelentes estradas com muito pouco trânsito.
Subindo até Azinhal e Alta Mora vai passar entre as barragens de Beliche e Odeleite.
Depois disso, seguir-se-á uma subida desafiadora com pendentes em torno dos 20%! Ao chegar ao topo, verá como o Guadiana divide de forma fantástica, Portugal e Espanha.
Aprecie a paisagem ao longo do rio até à tradicional vila de Alcoutim, que durante muitos anos foi um porto de contrabando entre Portugal e Espanha.
Aproveite para visitar o castelo e se possível, tome o pequeno barco para visitar a vila de Sanlúcar, no lado espanhol.
Alojamento em Alcoutim.
Dia 4: Do rio para o interior (95 km /59 mi, 1500 m /4.921 ft elevação)
Neste dia poderá pedalar nas tranquilas estradas do interior algarvio. Passando por vilas remotas e pouco povoadas, além de sentir o perfume das plantas e árvores ao longo da estrada, aprecie as vistas incríveis sobre as colinas e vales que compõem o Barrocal algarvio.
Ao chegar a Alte, e após o check-in, aproveite para explorar esta pequena mas encantadora aldeia, visitando a “Fonte Grande”, uma piscina de água natural que também é um parque para picnics.
Acomodação em Alte.
Dia 5: De Alte às Caldas de Monchique (95 km /59 mi, 1500 m /4.921 ft elevação)
Deixando para trás esta incrível aldeia, a viagem continua para oeste, em direção à Fóia.
Seguindo pela EN124 vai passar por Silves, a primeira capital do Algarve e uma cidade com muita história e um castelo excepcional!
O momento mais desafiador deste passeio virá quando começarmos a subir em direção a Monchique e à Fóia, o pico mais alto do Algarve, com mais de 900m de altitude. Uma vez no topo, pode contemplar a fantástica vista de 360º sobre o barlavento algarvio.
O dia termina nas Caldas de Monchique, um local termal na encosta da Serra de Monchique, onde poderá relaxar no Spa e recuperar energias para o dia seguinte.
Alojamento nas Caldas de Monchique.
Dia 6 - Aljezur e Sagres (90 km/55 mi, 950 m/3116 ft elevação)
O passeio continua por descidas e subidas ao longo da montanha por estradas com vistas deslumbrantes sobre a serra de Monchique. Depois segue-se a vila de Aljezur, famosa pelo cultivo da batata-doce.
Percorrendo parte da costa vicentina e a reserva natural, o próximo ponto de paragem será o Cabo de São Vicente, a ponta mais a sudoeste da Europa. Aqui poderá visitar o farol e o pequeno forte localizados sobre uma falésia. Apenas 7 km mais à frente, surge Sagres, uma antiga vila de pescadores e destino final deste passeio.
Após o check-in, aproveite para visitar a vila, a fortaleza e o porto de pesca.
Alojamento em Sagres.
Dia 7: Regresso a casa
Depois de um pequeno-almoço relaxante com vista para o Oceano Atlântico, é hora de fazer as malas.
O serviço de transfer será providenciado mas se está a planear ficar mais alguns dias, diga-nos se podemos ajudá-lo com algumas sugestões.

Para partilhares uma experiência, efectua login
LOGIN