A região do sul de Portugal é conhecida internacionalmente pelas suas praias paradisíacas e pelo seu clima. Mas o Algarve é muito mais do que sol e praia, e percorrer esta região de bicicleta é a melhor forma de conhecer cada recanto.
O Algarve encanta-nos pela mistura entre a beleza do litoral e do interior. Ao conhecermos a região de bicicleta podemos usufruir desta experiência de uma forma completamente diferente.
Entre Aljezur e Sagres poderá pedalar pela Rota Vicentina e conhecer o extremo sudoeste da Europa.
Entre Sagres e Alvor, ao longo da Rota Eurovelo 1, Ecovia do Litoral Algarvio, poderá encontrar estradas e trilhos junto a praias tranquilas de areia branca como por exemplo a praia do Burgau, Praia da Luz, Ponta da Piedade, bem como a histórica cidade de Lagos.
Na região entre Ferragudo, Carvoeiro e Armação de Pêra existem caminhos perfeitos para pedalar calmamente junto a algumas das praias mais incríveis do Algarve, tal como Benagil com o seu Algar ou a Praia da Marinha.
Mais a norte, em Monchique, pode subir até ao pico mais alto do Algarve, a Fóia, e apreciar a vista de 360° sobre a serra a norte e o mar a sul. Este é um dos pontos mais procurados pelos ciclistas por ser um local icónico, com uma subida desafiante.
Em Silves, naquela que foi a primeira capital do Algarve, poderá visitar o castelo e conhecer um pouco da história da cidade.
Uma aldeia típica, famosa entre os ciclistas locais, é Alte. Aqui poderá pedalar por excelentes trilhos e fazer uma paragem no Bike Café da aldeia, um local obrigatório para os amantes da bicicleta.
A fonte da Benémola em Querença é pura conexão com a natureza. O Barranco do Velho é um sítio a visitar no coração da Serra do Caldeirão, onde poderá encontrar casas típicas do Algarve. Aqui poderá encontrar casas típicas do Algarve. A famosa estrada Nacional 2 passa por ali.
São Brás de Alportel é uma vila típica onde poderá pedalar pela serra e pelo centro histórico.
De novo junto à costa, encontra os exclusivos e requintados resorts turísticos de Vale do Lobo e Quinta do Lago.
Em Faro chegará à capital algarvia e poderá visitar a parte histórica na chamada “cidade velha” ou passar pelo Ludo.
Na Ria Formosa poderá observar aves de diversas espécies e entre Olhão e Vila Real de Santo António irá encontrar localidades piscatórias onde será muito agradável pedalar.
Descubra como é feita a produção e exploração do sal marinho.
Na Bikesul dispomos de diversos tours ao longo do Algarve, de curtas e longas distâncias, com diferentes graus de dificuldade. Assim, mesmo que não tenha muita experiência a pedalar poderá escolher um tour mais curto e de dificuldade baixa.
Uma das rotas mais conhecidas no Algarve é a Via Algarviana. Pode optar por fazer este tour de forma guiada, com um guia profissional da Bikesul, ou fazê-la de forma autoguiada com todo o apoio fornecido.
https://www.bikesul.pt/pt/via-algarviana-guiado/
https://www.bikesul.pt/pt/via-algarviana-auto-guiado/
Esta desafiante rota de BTT começa em Alcoutim, segue pelas Serras do Caldeirão e Tavira, passa por Silves, Monchique, concelho de Lagos, encontrando a Costa Vicentina em Vila do Bispo, terminando pouco depois em Sagres.
A Rota da Ecovia do Litoral Algarvio ou Eurovelo 1 é outro tour muito procurado devido à beleza do litoral. Paisagens maravilhosas, praias, falésias e localidades piscatórias são os pontos de interesse nesta viagem. O percurso começa em Sagres e termina em Monte Gordo, percorrendo a costa algarvia.
https://www.bikesul.pt/pt/ecovia-do-litoral-algarvio/
A Rota do Barrocal é uma excelente alternativa para quem prefere bike touring na característica área do Barrocal Algarvio. Poderá também realizar este percurso com uma bicicleta elétrica.
A viagem começa em Vila Real de Santo António e termina em Aljezur, passando por várias localidades do litoral e do interior. Santa Catarina da Fonte do Bispo, Querença,, Alte, Silves, Aljezur são alguns dos locais por onde irá pedalar.
https://www.bikesul.pt/pt/tour-rota-do-barrocal/
Caso prefira um tour de estrada, poderá optar pelo “Cycling Across the Algarve” visitando entre outras vilas as de Alcoutim, Monchique e Sagres que mostram a autenticidade da região.
https://www.bikesul.pt/pt/tours/pacotes-ferias/estrada-1/cycling-across-the-algarve/
Em que estação do ano devo ir?
De Janeiro a Março as temperaturas de inverno situam-se numa média de 17° a 19° e é uma altura escolhida por muitos ciclistas.
Os meses de Abril, Maio, Junho são também recomendados por serem meses primaveris, com uma temperatura amena antes da chegada do verão.
Setembro, Outubro e Novembro também são bons meses para pedalar e não há a grande movimentação turística como acontece nos meses de Julho e Agosto. Caso escolha visitar no período de verão, tenha atenção às altas temperaturas que se fazem sentir neste período, que tornam a experiência mais difícil e com um menor rendimento.
Por que razão devo escolher um tour da Bikesul?
Na Bikesul contamos com profissionais experientes que conhecem cada trilho algarvio como a palma da sua mão. Temos uma vasta experiência em bicicleta e somos apaixonados pela nossa região.
A partir do momento em que um cliente nos contacta para a realização de um tour, planeamos tudo detalhadamente. Caso o cliente opte por um tour de vários dias, temos uma lista de hotéis parceiros que em conjunto com a nossa equipa reservam a estadia dos participantes.
No tour está incluída a bicicleta, capacete, bidon de água, seguro de responsabilidade civil, transfer e no caso dos pacotes de viagem, a estadia.
Caso opte por um tour guiado terá um guia profissional e experiente da Bikesul que o irá orientar por toda a rota. Os nossos guias conhecem os melhores trilhos e estradas e garantem uma experiência fantástica a cada participante, dando a conhecer locais de uma beleza incomparável.
Fazer um tour de bicicleta no Algarve é a garantia de umas férias especiais. Colocar o capacete, pedalar e partir à aventura.
Andar de bicicleta dá uma grande emoção pois absorvemos tudo com mais intensidade. O som do mar, o som da roda da bicicleta a percorrer cada trilho, a fragrância das flores do campo ou até o cheiro das iguarias que estão a ser preparadas num restaurante típico dentro da serra algarvia. Sentimos a adrenalina, a expetativa pelo que vem a seguir. Recebemos o cumprimento de quem encontramos pelo caminho e sorrimos com a história que ouvimos no café onde fizemos uma paragem. Conhecer o Algarve a pedalar é tudo isto e muito mais. É ter a certeza de que no final da viagem aquelas rodas sujas contam uma história de cada local por onde passámos.
O cicloturismo permite-nos explorar o que o Algarve tem de melhor, conhecendo a cultura, história, gastronomia, locais típicos e a genuinidade das pessoas. Atreva-se a conhecer o Algarve a pedalar. Saiba mais em: https://www.bikesul.pt/pt/tours/ ou contacte-nos.