MENU
0
mãos de médico a falar com paciente

Estudo mostra benefícios do ciclismo para pessoas com diabetes

Um recente estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, avaliou mais de 100 mil pessoas com diabetes de 10 países europeus. A prática do ciclismo foi associada à redução de 24% da mortalidade quando comparado com pessoas não ciclistas.

Já se sabia que a prática regular de exercício físico melhora a sensibilidade do corpo à insulina e também reduz fatores de risco cardiovasculares em pessoas que têm diabetes tipo 2. O ciclismo é frequentemente recomendado para pacientes com diabetes deste tipo.

São vários os estudos que mostram que o ciclismo é benéfico para pessoas com diabetes, comparado a outros desportos.  Trata-se de uma atividade repetitiva e constante que ativa 70% da massa muscular das pernas. Além disso os tempos de recuperação muscular são bem mais rápidos.

Também um estudo dinamarquês que foi publicado no jornal PLOS Medicine demonstrou que pedalar todos os dias ajuda a prevenir a diabetes.

Portanto, o ciclismo aliado a hábitos de vida saudáveis e uma alimentação equilibrada são fatores benéficos para a doença e para a prevenção da mesma.