MENU
0
mulher a cortar fruta

Alimentação Pré-Treino no Ciclismo - O que Devemos e Não Devemos Comer

Uma correta alimentação tem o poder de fazer de nós melhores ciclistas proporcionando-nos uma boa recuperação e um melhor rendimento no treino/prova.

Geralmente recomenda-se a ingestão de 2-4g de hidratos de carbono por kg de peso corporal e 0,15-0,25g de proteína por kg de peso corporal entre 3 a 4 horas antes do treino.

Devemos ter uma dieta pré-treino pobre em gorduras e fibras, rica em hidratos de carbono de forma a maximizar as reservas de glicogénio, e moderada em proteínas.

Bons exemplos de alimentos a incluir (dependendo da hora do dia): batata-doce, quinoa, massas, ervilhas, pêra abacate, frutos secos, soja, ovos, frango do campo, sardinha, cavala, beterraba, espinafres, amendoins. Se for pouco antes do treino: geleias, mel, aveia.

Alimentos a evitar: alimentos ricos em lactose, fritos, gorduras saturadas, grãos integrais, legumes, café em grande quantidade.
É importante o ciclista saber o que se adapta melhor ao seu corpo.

Alguns atletas conseguem desfrutar de uma refeição substancial 2 a 4 horas antes do treino, mas outros já podem sentir um desconforto gastrointestinal e necessitam de recorrer a refeições líquidas.

Estas são informações gerais, não obstante é sempre recomendável aconselhar-se com o seu médico de família, medicina desportiva ou um nutricionista.